sexta-feira, janeiro 05, 2007

Boas Festas de Québec







Parece ter sido num dia distante de Julho de 1534, que o explorador francês Jacques Cartier entrou, pela primeira vez, no golfo de St. Lawrent, subindo depois o rio de Saint-Laurent, como é ainda hoje designado pelos habitantes da província do Québec, que continuam de expressão francesa num Canadá maioritariamente anglófono. Cartier procurou nele ouro e diamantes, além de pensar que o rio o levaria ao caminho marítimo para a China e Índia. Não encontrou uma coisa nem outra.

Foi Cartier quem deu à nova terra descoberta o nome de Canadá, partindo da designação que os nativos davam àquele lugar, «Kanata», e com quem se limitaram a negociar, nos primeiros anos, as peles dos animais que ali havia em abundância. Foi porém Samuel de Champlain, no início de 1600, quem construiu as primeiras habitações de madeira, local a que os índios logo chamaram Québec. A cidade de Québec é a capital da província com o mesmo nome, parte integrante do Canadá, embora com um número significativo da sua população a pretender uma autonomia mais concretizada.

É uma cidade moderna que preserva fortemente as suas raízes europeias, onde podemos encontrar ainda edifícios e igrejas belíssimas dos séculos XVII e XVIII.

2 comentários:

dakidali disse...

Que fotos!
Cheia de trabalho, a sério. Tudo para ontem, é assim este npsso Ministério. Coisas do Desporto Escolar.
Obrigada pelas suas palavras de carinho.
Beijinhos e um grande ano.

vida de vidro disse...

Belas fotos que nos fazem desejar estar lá! **