quinta-feira, janeiro 04, 2007

Bom Ano!

«Saúdo todos os que me lerem,

Tirando-lhes o chapéu largo

Quando me vêem à minha porta

Mal a diligência levanta no cimo do outeiro.

Saúdo-os e desejo-lhes sol,

E chuva, quando a chuva é precisa,

E que as suas casas tenham

Ao pé de uma janela aberta

Uma cadeira predilecta

Onde se sentem, lendo os meus versos…»

Fernando Pessoa






Bom ano 2007!

Ontem uma estimada amiga enviou-me um daqueles documentos PPs que circulam por aqui, nem sempre de bom gosto, num português nem sempre bom, com aquele final respectivo de promessas de sorte e amor. Para ler e descartar quase sempre. Guardo porém alguns, pela beleza, pela graça das imagens, pela música, pela poesia. O de ontem já não consta; as imagens desfocadas e nada de nosso na escrita. Mas da mensagem ficou-me o leve sopro que aqui deixo e me parece acertado para recomeçar.

Contava a história de um mendigo que havia colocado a seu lado um cartaz dizendo que era importante e bonito, que tinha uma vida de sucesso e bem estar, e referia os bens materiais que lhe proporcionavam saúde e felicidade. As pessoas passavam, sorriam, algumas deixavam uns trocos. Um dia, um indivíduo achou-o criativo, ofereceu-lhe um emprego na sua empresa, a partir dessa altura a vida sorriu-lhe.

Anos mais tarde, contando numa entrevista o seu percurso de vida, a sua interlocutora perguntou-lhe a razão daquele cartaz. Ele respondeu que, durante muito tempo, tinha mostrado a miséria e infelicidade em que vivia e ninguém lhe prestara atenção. À consideração irónica de que uma simples placa lhe teria mudado a vida, retrucou:

- Ah, não! Antes disso, eu próprio tive de acreditar no que lá estava escrito!

Parece-me claro que temos de lutar contra a nossa depressão comum, esse cão que fila e não larga. Temos de começar o ano com a esperança em dias melhores, acreditar que o pão já não vai aumentar 20% em 2008, que os combustíveis e a prestação da casa vão descer um pouquinho. Que o desemprego vai acabar na União Europeia, porque África vai deixar de ser governada por ditadores sem escrúpulos e os povos vão saber tirar proveito das riquezas dos seus países e dar oportunidades de emprego a todos os que debandaram. Que o Mais Velho continente vai saber dar a mão a outros povos de outros credos e vai saber ensinar que, afinal, Abraão foi o Mais Velho de todos os Muçulmanos, Cristãos e Judeus. Que as decisões de Quioto vão finalmente ser acatadas por todas as grandes potências económicas.

O nosso mundo é bonito e diverso. Vamos tentar ser tolerantes e ter fé em nós próprios.

4 comentários:

vida de vidro disse...

Gostava de poder acreditar que será assim! Dw facto, se todos acreditarmos... :)**

naturalissima disse...

O TENTAR fazer algo, fazer a diferença no mundo, na Humanidade, nas nossas sociedades, já é um começo, mas o MAIS IMPORTANTE é pôr em PRATICA... é REAGIR e AGIR!

Aproveito este momento para te agradecer o tão agradável e tão doce mensagem que me enviaste.

Muito obrigada pelo carinho... Ao partilharmos com todos, um pouco do nosso amor, já é algo que muda na atitude e no bem estar...

Haja amor, haja felicidade...

Um beijo enorme
desejo-te um belo novo ano
Daniela

Isabel disse...

REvolto-me porque apesar de dizer que não tenho fé no fundo bem no fundo tenho esperança.
Em mim.
E naqueles que recusam a inércia.
Naqueles que se recusam a ficar calados.
Naqueles que dizem não até ao fim.
Naqueles que batem o pé no chão.
Naqueles que se agitam, que se envolvem que agitam e envolvem outros mais.

Acredito neles.
Em ti.
Em mim.

Não sei até quando acreditarei.

Até breve.

Isabel

veritas disse...

Olá!

Estas palavras entraram..."O nosso mundo é bonito e diverso. Vamos tentar ser tolerantes e ter fé em nós próprios." É a tal questão dos valores...essa fulgurante questão...

Bjs.