domingo, maio 06, 2007

Novo ciclo


Entrego-te as palavras mais brandas

que entre os meus dedos construí

para alimentar de ti os recantos da casa

invadindo o coração da noite…

(…)

e a verdade é que nunca terei outra história

para além da que nos aconteceu

e que ficamos à espera de um dia perceber melhor

porque nunca ninguém se prepara convenientemente

para a chegada do amor

e ele é sempre um convidado estranho

sentado em silêncio na penumbra da sala

olhando os quadros o chão o tecto

como um velho parente da província

com medo de dizer o que não deve.

Alice Vieira




O meu amor do outro lado do mar diz-me que dê azo à imaginação, que um ano mais me fez mais livre, mais independente. Bom, deveras, receber este sopro de vida na entrada de um novo ciclo.

Afinal, a força que nos mantém erguidos vem das raízes, mas também do ar que respiramos, da luz que nos dá o verde da esperança. Os frutos a que entregamos o melhor de nós enfeitam a nossa copa, dão-lhe o colorido e, generosamente, dão-se em perfume e sabor. Bem hajam!

Olhando para trás, atento na data e constato que este lugar conta mais de um ano de vida, o que me traz alguma sensação de prazer pelo dever cumprido. Dever que impus a mim própria, dever para com aqueles que me conduziram, direi me empurraram, para um caminho de algum desafio que me trouxe a serenidade que buscava. Nem sempre foi fácil, nem sempre é fácil, manter um espaço aberto aos outros, aos que me conhecem de longa ou curta data e também aos que, através dele, me encontram sem cara nem nome, a quem me vou revelando, o que quero, o que deixo, quantas vezes o que não desejo aparece sem cerimónias.

Tenho lido muitas considerações sobre o que é um blog, muitas gavetas onde se inserem uns e outros, nem tanto este, que igualo afinal a outros que já encontrei. Direi que o sinto como um acto de criatividade que compensa, um retiro para as horas demasiadas de lazer que sobram de outros quefazeres. Terapia é também o seu objecto, não me restam dúvidas. Tudo cabe neste lugar de partilha. Afinal aqui se revelam gostos e saudades, desafectos e formas de encarar o mundo que me rodeia.

De entre os que visito, prendem-me em particular os que encontro formalmente bem escritos, os que me surpreendem e enriquecem pela imagem, pela escrita, pela mensagem, pela poesia, pela ternura, também pela irreverência. Gosto de saber do mundo pelos olhos de quem opina com sobriedade, com clareza e objectividade. Gosto de encontrar a beleza criada pelos outros, aqui presente muitas vezes em forma de publicidade. Gosto ainda de saber notícias de mundos que já vivi, de encontrar amigos, de reverenciar afectos.

Por enquanto, vou continuar. Agradeço a todos os que me deixam recados, aos que não deixam e sentem comigo, aos que viajam aos mesmos lugares esquecidos no tempo, aos que estão comigo nos dias menos bons e aos que partilham das minhas alegrias.

O acto da escrita para mim foi desde sempre um lenitivo para expurgar angústias ou tão somente para «escrever a vida». Aqui foi qualquer coisa diferente, sem dúvida mais compensador.

Obrigada, Teresa. Obrigada, Paulo. Obrigada, minha Filha.

8 comentários:

naturalissima disse...

És simplesmente um ser muito bonito. Uma mulher de alma preenchida.
Este um dos poucos lugares que gosto VISITAR... de lêr.
Uma bela semana
Daniela

vidavivida disse...

Não existe dia nenhum em que não venha visitar o teu espaço, para encontrar belas palavras que só tu sabes expressar.
Não sou daqueles que pertencem aos "formalmente bem escritos", nem pretendo ser, mas estarei sempre contigo, especialmente nos dias menos bons, até que Deus nos leve.
Adoro quando vejo algo novo postado, porque sei de antemão que me dá prazer ler.
Uma semana cheia de tudo de bom.
Continua, continua, continua.! Não pares por favor.

dakidali disse...

Então agora que tem "todo o tempo do Mundo", está a pensar em largar este espaço de bem escrever, de aprendizagem, de ternura, de sabedoria, de encanto? Nem pense.
Uma grande Senhora, uma grande Mulher, uma pessoa que nunca baixou os braços, sempre pronta para novos desafios. Olhe, tenho um para lhe fazer. Quando combinarmos o gelado, ou simplesmente uma cornucópia, por terras de Cister (esta foi boa!!!) logo conversamos.
Beijinhos

M. disse...

É verdade, o Tempo passa e faz-nos continuar as nossas reflexões. E eu gosto das tuas.

veritas disse...

"Terapia é também o seu objecto, não me restam dúvidas. Tudo cabe neste lugar de partilha. Afinal aqui se revelam gostos e saudades, desafectos e formas de encarar o mundo que me rodeia. "

Partilho contigo e sou uma das que sente contigo a magia das palavras, a magia do sentir, do saber exprimi-lo, porque o mais sublime de tudo é a partilha. É saber que este lugar existe!! Quero que continues aí desse lado, porque um dos estímulos para continuar na blogosfera são os seres magníficos que por aqui tenho descoberto. Tu és sem dúvida um desses seres.

Bjs. Boa semana.

Klatuu o embuçado disse...

Os lugares... são a arca do tesouro da memória...

Dark kiss.

vida de vidro disse...

É verdade que escrever num local onde existe um retorno é algo que acaba por se tornar muito gratificante. Terapia, também, sim.
Espero que fiques aqui muito tempo. Eu gosto deste cantinho sereno. **

paulocosta disse...

Parabéns pelo anito. Viva!