terça-feira, dezembro 26, 2006

A fogueira








Natal é um nome mágico. Costela que sou de Ribatejano – se atender aos preceitos bíblicos da criação da Mulher – sinto mais esta região como estremenha, dada a proximidade e a atracção das gentes pelas terras da beira-mar.

Já adulta, encontrei aqui um Natal bonito. No largo grande da casa-mãe, diante do alpendre do antigo lagar de azeite, ao fim da tarde do dia da Consoada, os homens empilham raízes monstruosas de pinheiros, enquanto as mulheres fazem os coscorões e aprontam a ceia. Acende-se então a fogueira alta e enorme, que arde pela noite adentro, por todo o dia de Natal e só deve findar depois da segunda meia-noite.

Nestes últimos trinta anos, a fogueira uniu a família pequena, cada vez mais pequena. Morreu a Mãe que eu conheci e amei, primos e irmãos estimados deixaram o nosso convívio e fazem falta, muita falta.

Os que sobraram querem manter viva a fogueira, mas falta o calor dos que partiram sem volta, falta o vigor dos que a vida levou para o outro lado do oceano. As noites já não se prolongam nela a grelhar as carnes pela noite fora, a aquecer o vinho novo, a dar alento até chegar a madrugada.

São mais os velhos, do que os novos. Mas a fogueira ainda arde.

4 comentários:

vidavivida disse...

Bendita fogueira, haja quem a acenda por muitos anos para aquecer vossos corações e unir e aumentar a família.

Quem Não Tem Cão disse...

Enquanto os troncos de madeira teimarem em arder naquele lugar, nossos corações,embora calados, sentir-se-ão quentes, porque acompanhados se sentem... pelos que já não degustam as iguarias de suas casas.

Bjs de continuação de boas festas. Eu sei quem tirou estas fotos... mas não digo! é segredo!

veritas disse...

Olá!

Bendita fogueira que invade esses corações, que os purifica e engrandece!

Bjs. Boas entradas!

naturalissima disse...

Amiga, gostei muito deste clima tão familiar e intimista. Neste lugar cheira-me a coisas boas de Natal e de fim de ano...
SINTO CALOR HUMANO! E ISTO É MUITO BOM.

deixo-te um beijinho especial
2007 será concerteza muito melhor.
Daniela