quinta-feira, dezembro 21, 2006

O sentido das palavras

«Como as ondas do mar que vão e vêm

pela atracção da Lua

outras ondas se alteiam atraídas

por outras luas, satélites do rosto.

Enquanto umas de amor cobrem as praias

e as penetram de espuma,

estas não amam, não molham, não se esgotam.

Mudam de cor, apenas.

Vêm de dentro e sobem, num conflito

sem tréguas nem fraquezas,

deixando o rosto esfarelado e seco

como os desertos quando o vento sopra.»

António Gedeão



Sou uma mulher de palavras. E de palavra também, acrescento para quem me não conhece. Gosto de olhar as palavras escritas, gosto de as ouvir bem ditas, gosto de ver a beleza de algumas nossas que soam tão bem. Não terá sido sem razão que Velásquez chamou ao seu quadro «Las Meninas»…

Às vezes dou comigo a implicar com uma palavra, a tentar colher-lhe o sentido e logo desviar-me dela, porque me não convém. Desta vez foi o Norte. O Norte que é indicado pela Estrela Polar que mal lobrigo nos céus, o Norte donde nunca vem o sol e tem, portanto, pouco a ver comigo. Nasci no hemisfério sul e prefiro-o ao Setentrião. Depois, estou caminhando francamente para o Ocaso, não há norte a perder, menos ainda a procurá-lo neste meu percurso. Assim por que não tomar como referência a «estrela» do Ocaso, a Vénus que surge a brilhar no Poente ao cair da noite? Ora direi então que estou despoentada, quando o horizonte que me surge se queda fechado sem os montes que almejo, sem a planície serena ou as dunas que despencam sobre a praia quente, sobre o mar por que anseio…

Estamos em Quadra de Natal e eu gosto da Consoada. Quereria ter um livro para cada sapatinho, ter muitos sapatinhos pendurados na lareira de casa. Depois, para meu próprio gozo, ler e mimar cada um deles pela noite adentro. Mas já não há crianças que acreditem em sapatinhos a guardar prendas, e ainda bem, porque o país e o planeta que lhes deixaria, seriam um presente envenenado.

Mas sinto-me feliz por sentir ainda, perto de mim, corações a pulsar mais forte por uma surpresa pequenina, na magia duma Noite de Natal.

4 comentários:

Anónimo disse...

É sempre com muito prazer que leio os teus textos e o sentido que dás aos assuntos que explanas.
Continua a ofertar-nos com mais, muito mais, porque pessoas com teu talento têm que se aproveitar.
Que o Natal seja para ti e para todos que te são queridos, tudo aquilo que desejares.
Beijinhos

veritas disse...

Olá!

Como é cada vez melhor passar por aqui e colher o fruto mais sincero das mais sublimes e sentidas emoções, bem com recordações!

"Mas sinto-me feliz por sentir ainda, perto de mim, corações a pulsar mais forte por uma surpresa pequenina, na magia duma Noite de Natal."

Estas palavras ficam no meu coração. Desejo-lhe um feliz Natal, que venha essa consoada, plena de amor e boas evocações, como eu para mim desejo!

Bjs e feliz Natal!

José Manuel Dias disse...

Feliz Natal e um Bom Ano Novo.

naturalissima disse...

É sempre um enorme prazer ler-te e... saborear estas palavras carregadas de sentimento, de emoções, de alegrias, saudade, esperança e o querer acreditar em algo bom, o AMOR.
Sinto-me bem aqui...

Desejo-te um ANO NOVO especial
Que sejas muito FELIZ!
Um beijinho
Daniela