sexta-feira, outubro 10, 2014

Ave do Paraíso


Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: Aqui... além...
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente
Amar! Amar! E não amar ninguém!

Recordar? Esquecer? Indiferente!...
Prender ou desprender? É mal? É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma Primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,
Que me saiba perder... pra me encontrar...

                                                                                    Florbela Espanca



Chegou o Outono em passos ardentes de Verão, e logo a serenidade chegou, a amenidade dos dias, os fins de tarde a pedirem um agasalho leve, a chuva embrulhada nos flocos de algodão que povoam o azul bem no alto.
Este ano chegou com as estrelícias, uma planta exótica, trazida da ilha do paraíso das flores – erguida no meio do Atlântico para regalo de quem a habita. As suas flores são deslumbrantes no seu desabrochar: lembram um pássaro em voo plano e soberbo, abrem outras asas depois, outras ainda e outras mais sem que perca o garbo e o colorido invulgar.
Alguns anos, vários anos de espera a olhar as folhas grossas e esguias perfilando-se primaveras adiante, até que finalmente este Outono fez chegar a oferenda ansiada. Conheci-as quando há larguíssimas décadas – era uma menina então à descoberta do mundo novo – as encontrei no alto da ilha, como pássaros descolando dos tufos de folhas, imagem que partilho ainda hoje.
Como o amor floresce, uma e outra vez, como a vida desabrocha devagar, a mesma flor abrindo, erguendo asas, murchando umas, outras com o mesmo fulgor se abrem uma e outra vez até que já sem forças se deixam envelhecer, perder a cor, perder o viço, até se apagarem para que outra flor ao lado recomece o caminho antes palmilhado.
Desta vez em outro caule esguio, do outro lado da planta, outra perspectiva, outros olhares, a mesma beleza, sempre, renovada.

Sem comentários: