segunda-feira, dezembro 31, 2012

ANO NOVO



Todo aquele que abre um livro entra numa nuvem
ou para beber a água de um espelho
ou para se embriagar como um pássaro ingénuo.
A sôfrega retina vai-se tornando felina e inflada
e os seus liames tremem entre o júbilo e a agonia.
Um livro é redondo como uma serpente enrolada
e formado de fragmentos onde lateja o sangue de um pulso
que já não é de um autor que nunca o foi
e que será sempre o ritmo do que está a nascer
irrigando o nada e os terraços sobre os abismos.

António Ramos Rosa



Abre-se o sol numa outra madrugada para iluminar os espelhos de água, saído de uma nuvem qualquer onde um pássaro, por seu livre arbítrio, se embriaga de pérolas de água, rodopiando depois nas correntes de vento que lhe sopram o rumo.

Dos sonhos, das inebriações de prazer, emergem soluços como ruídos da fogueira alta na rua, as chamas crescem do âmago dos troncos abrindo neles grutas de luz onde o olhar se prende, se esgueira pelas tonalidades da cor, enquanto o calor se enrola e desprende fagulhas que sobem e logo descem semeando cinzas por sobre os ombros, os cabelos, leves, leves.

Há então uma paragem no tempo, uma suspensão de todos os pensamentos, apagam-se as memórias, a lua empalidece e as estrelas não cintilam, como se o universo fosse apenas aquela caverna brilhante na cova dos cepos, a gruta que atrai e que fere, que purifica porque tudo desfaz em pó.

Assim chega num repente o recomeço, mais uma translação do mundo, a rodar em noites e dias numa sucessão eterna para os mortais que somos, cá dentro as contradições dos tempos, as recordações da infância, os destemperos das vidas, as desilusões que o tempo não apaga, os contentamentos, os desenganos.

Que venha 2013. Que venha em paz e nos traga força para lutar por um tempo melhor.

4 comentários:

M. disse...

Sim, "Que venha 2013. Que venha em paz e nos traga força para lutar por um tempo melhor."
Um beijo

Nilson Barcelli disse...

Presumindo que o texto depois da foto é teu, dou-te os meus parabéns por este naco de boa prosa. Achei-te brilhante mesmo.
Minha querida amiga, desejo que tenhas um EXCELENTE 2013.
Beijo.

bettips disse...

Enquanto o pulso pulsar...
e o mundo nem acabar...
Cá estaremos! Percebo perfeitamente que tantas vezes passamos pelas "casas" habituais e não se deixa uma palavra. Ou não se passa porque os nossos hábitos se mudam, se fecham, se enredam. Também me acontece: felizmente, temos o lugar de convívio lá adiante no PPP. E sempre imagino as imagens daqueles que conheço, as vidas que percebo às vezes,as palavras que se compõe. Aqui, neste além-mar de pensar, é lugar de reflexão, para o belo e para o terrível, para a realidade e para a nostalgia. Que assim somos feitos!
Um abracinho I.

Rocha de Sousa disse...

É bem assim, ainda convocar um tempo
próximo onde possamos viver melhor.

João